“Fake News” em sala de aula

Nos dias 21 e 22 de abril tive a grande oportunidade de participar do “Mediathon: educação para a informação” organizado pelo Mídiamakers. Reunindo jornalistas, designers, programadores e educadores, a reunião teve como objetivo criar materiais didáticos simples, de fácil acesso, para serem disponibilizados gratuitamente para que professores possam trabalhar com esse tema em sala de aula. Logo, todos os trabalhos estarão disponíveis no site do evento. A partir dessa experiência, reuni algumas outras referências sobre o tema para que cada professor possa criar sua própria abordagem.

Bons estudos!

  1. “Mediathon: educação para a informação”.

https://sites.google.com/midiamakers.org/eduinfo

 

  1. Projeto do Canal Futura e Agência Lupa.

http://fakeounews.org/

 

  1. Capítulo brasileiro do projeto “The Trust Project”.

https://www.manualdacredibilidade.com.br/

 

  1. Site destinado a debater boatos que se propagam pela internet.

http://www.boatos.org/

 

  1. Site também voltado a desmascarar mentiras na rede, porém, com mais ênfase no mundo pop e notícias sensacionalistas.

http://www.e-farsas.com/

 

  1. Vídeo do jornal alemão Deutsche Welle que explica em linguagem simples como identificar falsas informações propagadas na rede.

http://www.dw.com/pt-br/como-n%C3%A3o-cair-em-fake-news/av-43381666

 

  1. Material criado pelo Centro Europeu de Jornalismo e traduzido pela agência Paradox Zero. Conta com interessantes exemplos de checagem de fato.

http://verificationhandbook.com/downloads/manual.de.verificacao.pdf

 

  1. 2 de abril: Dia internacional do Fact-Checking – plano de aula.

https://drive.google.com/file/d/0B4g9P-r-OovQWXB4RWh5NlA3eHM/view

 

  1. Diversas reportagens da BBC sobre a repercussão de falsas informações na rede.

http://www.bbc.com/portuguese/topics/e7539dc8-5cfb-413a-b4fe-0ad77bc665aa

 

  1. Primeira agência de notícias do Brasil de checagem de fatos.

http://piaui.folha.uol.com.br/lupa/quem-somoss/

 

  1. Agência de checagem de fatos.

https://aosfatos.org/

 

  1. O Truco: projeto de “fact-cheking” da Agência Pública.

https://apublica.org/checagem

 

  1. Notícias em inglês sobre verificação de informações.

http://www.dw.com/en/top-stories/fake-news/s-37071888

 

  1. Reportagem da BBC sobre o uso de Inteligência Artificial na produção de vídeos falsos.

https://www.youtube.com/watch?v=AmUC4m6w1wo

 

  1. Exemplo brasileiro de um vídeo manipulado por meio de montagem gerando informação falsa.

https://catracalivre.com.br/geral/cidadania/indicacao/bolsonaro-2/

 

  1. Manual de Busca Avançada na Internet.

https://drive.google.com/file/d/0Bz1s63s5la8iZ0xNa2ZWTEo0YWc/view

 

  1. Test Before you Trust (em inglês): lista para verificar se um site é confiável ou não. Pode ser adaptado de acordo com a faixa etária.

https://learn.chadronschools.net/pluginfile.php/797/mod_resource/content/1/6-8-evaluation-highqualitysites-testbeforetrust-handout.pdf

 

  1. Informações e gráficos distorcidos.

https://www.nexojornal.com.br/grafico/2018/03/31/Como-mentir-com-gr%C3%A1ficos-7-detalhes-que-podem-te-enganar

 

  1. Material produzido sobre “Notícias e Literacia Midiática” voltado para educadores (em inglês).

https://www.commonsense.org/education/toolkit/news-and-media-literacy

 

  1. Jogo que tem o intuito de debater os motivos por trás das “Fake News” (em inglês).

https://internethealthreport.org/2018/an-educational-game-to-fight-fake-news-online/

 

 

 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s

WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: